ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL DE JOVENS E ADULTOS, COM O CÓDIGO DO TRÂNSITO BRASILEIRO COMO TEMA GERADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.44027

Palavras-chave:

educação, adultos, letramento, pedagogia, Paulo Freire

Resumo

O artigo trata de um curso de alfabetização de adultos, que buscou integrar elementos da pedagogia de Paulo Freire com o conhecimento de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), tendo como tema gerador do conhecimento o Código do Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo central consistiu na ampliação dos níveis de alfabetização/letramento de adultos dos setores populares, a fim de que estes desenvolvessem competências muito dependentes da leitura e compreensão de texto, tal como a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). As dificuldades de uma proposta pedagógica muito condicionada às TICs, baseada no “aprender a aprender” e na exigência de que o aluno estude o material em casa, é o principal elemento que problematizamos aqui.

Palavras-chave: Educação, Adultos, Pedagogia de Paulo Freire, TICs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Bernardes de Sant´Ana, Universidade Federal de São João del-Rei

Ruth Bernardes de Sant’Ana: Professor Associado do Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP/UFSJ). Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Educação, pesquisando principalmente os seguintes temas: psicologia social, abordagens interacionista na psicologia social e na educação (interacionismo simbólico, etnometodologia, etc) infância, educação infantil, jovens e escolarização.

E-mail: ruthbs.ufsj@gmail.com

 

Daniel Wiler Dias, Universidade Federal de São João del-Rei


 

Daniel Wiler Dias: graduando de Psicologia na UFSJ. Tem experiência em ensino de informática, processamento digital, rede de computadores e internet.

E-mail: gmdwdi@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

SANT´ANA, R. B. de; DIAS, D. W. ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL DE JOVENS E ADULTOS, COM O CÓDIGO DO TRÂNSITO BRASILEIRO COMO TEMA GERADOR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 812–828, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i3.44027. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44027. Acesso em: 27 abr. 2024.