ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL DE JOVENS E ADULTOS, COM O CÓDIGO DO TRÂNSITO BRASILEIRO COMO TEMA GERADOR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.44027Palavras-chave:
educação, adultos, letramento, pedagogia, Paulo FreireResumo
O artigo trata de um curso de alfabetização de adultos, que buscou integrar elementos da pedagogia de Paulo Freire com o conhecimento de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), tendo como tema gerador do conhecimento o Código do Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo central consistiu na ampliação dos níveis de alfabetização/letramento de adultos dos setores populares, a fim de que estes desenvolvessem competências muito dependentes da leitura e compreensão de texto, tal como a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). As dificuldades de uma proposta pedagógica muito condicionada às TICs, baseada no “aprender a aprender” e na exigência de que o aluno estude o material em casa, é o principal elemento que problematizamos aqui.
Palavras-chave: Educação, Adultos, Pedagogia de Paulo Freire, TICs.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.