A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL ATRAVÉS DO PROGRAMA DE GESTÃO COMPARTILHADA: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS EDUCACIONAIS (2019–2023)
Un Análisis de los Resultados Educativos (2019–2023)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i3.82994Palavras-chave:
Gestão Compartilhada. Militarização. Educação Pública. Avaliação Educacional.Resumo
Desde 2019, o Distrito Federal adota o Programa de Gestão Compartilhada. Após seis anos, já é possível avaliar seus efeitos com base em dados concretos, especialmente nas provas do Saeb. Considerando 2019 como linha de base e 2023 como comparação, a análise foca o 9º ano do ensino fundamental, etapa mais presente nas escolas participantes. Das 14 unidades, apenas seis têm dados do Ideb comparáveis e, entre elas, só uma apresentou avanços em todos os objetivos do programa — aprovação, redução da reprovação e abandono, além do cumprimento das metas do Ideb. Os resultados indicam que a gestão compartilhada com forças de segurança, isoladamente, pode não garantir melhorias consistentes nos indicadores educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Márcio Alexandre Barbosa Lima, Kevin Santos de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



