FUNDAMENTOS TEORICOS DA EDUCAÇÃO: A INFLUÊNCIA DOS PENSADORES CLÁSSICOS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82964Palavras-chave:
Contemporaneidade; Educação; Filosofia; Fundamentos TeóricosResumo
Este artigo analisa as contribuições de pensadores clássicos para os fundamentos teóricos da educação, a partir das discussões da disciplina Fundamentos Teóricos da Educação, cursada no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube). Utilizando pesquisa qualitativa e revisão bibliográfica, examina concepções de homem, mundo e educação em autores como Platão, Locke, Rousseau, Kant, Marx, Nietzsche, Gramsci e Heidegger. Com uma abordagem qualitativa, de natureza crítica e dialética, a pesquisa explora a diversidade epistemológica dessas matrizes e suas implicações educacionais. Os resultados destacam a importância do diálogo entre filosofia e educação, fortalecendo a formação teórica do pesquisador e promovendo reflexão crítica sobre os paradigmas educacionais contemporâneos.
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