EDUCAÇÃO ESCOLAR DO PARAGUAI: PERSPECTIVA DE PESSOAS BRASILEIRAS QUE ESTUDARAM EM ESCOLAS PARAGUAIAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.74835Resumo
O objeto desta pesquisa foi averiguar a perspectiva de pessoas que residem em Mato Grosso do Sul e que durante as fases iniciais da educação formal frequentaram escolas públicas paraguaias, a fim de compreender o contexto educacional daquele país e estabelecer possíveis relações com a educação brasileira. Para tanto, foram analisadas a Constituição Federal, o Plano Nacional de Educação e a Lei Geral da Educação do Paraguai, bem como a Constituição Federal de 1988 e a Base Nacional Comum Curricular do Brasil. A pesquisa empírica foi realizada com três pessoas sul-mato-grossenses, com idade entre 25 e 46 anos, que já estudaram no Paraguai. Evidenciou-se que a educação básica paraguaia se assemelha a do Brasil no quesito disciplinas curriculares. A principal diferença refere-se às linguagens, pois, no Paraguai, o espanhol é a primeira língua ensinada, seguida do guarani; já no Brasil é a língua portuguesa, seguida, geralmente, pela língua inglesa.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Paraguaia; Política Educacional; Escolas Públicas.
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