EDUCAÇÃO ESCOLAR DO PARAGUAI: PERSPECTIVA DE PESSOAS BRASILEIRAS QUE ESTUDARAM EM ESCOLAS PARAGUAIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.74835

Resumo

O objeto desta pesquisa foi averiguar a perspectiva de pessoas que residem em Mato Grosso do Sul e que durante as fases iniciais da educação formal frequentaram escolas públicas paraguaias, a fim de compreender o contexto educacional daquele país e estabelecer possíveis relações com a educação brasileira. Para tanto, foram analisadas a Constituição Federal, o Plano Nacional de Educação e a Lei Geral da Educação do Paraguai, bem como a Constituição Federal de 1988 e a Base Nacional Comum Curricular do Brasil. A pesquisa empírica foi realizada com três pessoas sul-mato-grossenses, com idade entre 25 e 46 anos, que já estudaram no Paraguai. Evidenciou-se que a educação básica paraguaia se assemelha a do Brasil no quesito disciplinas curriculares. A principal diferença refere-se às linguagens, pois, no Paraguai, o espanhol é a primeira língua ensinada, seguida do guarani; já no Brasil é a língua portuguesa, seguida, geralmente, pela língua inglesa.

 PALAVRAS-CHAVE: Educação Paraguaia; Política Educacional; Escolas Públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessie Ayumi Yamanaka, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Naviraí, MS, Brasil, jessieayumi2@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Naviraí (CPNV). Atuou como bolsista de iniciação à docência (PIBID) e de iniciação científica (PIBIC).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Naviraí, MS, Brasil, josianeperes7@hotmail.com

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

YAMANAKA, J. A.; GONÇALVES, J. P. EDUCAÇÃO ESCOLAR DO PARAGUAI: PERSPECTIVA DE PESSOAS BRASILEIRAS QUE ESTUDARAM EM ESCOLAS PARAGUAIAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 1, p. 73–87, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i1.74835. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74835. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos