EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE DEFESAS, POLÍTICAS E A REALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82808

Palavras-chave:

Políticas Educacionais; Desigualdade Educacional; Jovens e Adultos

Resumo

Neste artigo, reflete-se sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação às propostas formativas, aos desafios para uma formação emancipatória e à invisibilidade que tem afetado essa modalidade de ensino. Questiona-se sobre a importância da EJA no contexto atual e a maneira como ela tem sido proposta. Para responder a essas questões, baseia-se em uma discussão bibliográfica, na análise de legislação educacional e de dados de matrículas. Apresenta-se uma reflexão sobre as políticas educacionais para a EJA na perspectiva da escolarização, com destaque às características e intencionalidades que envolvem sua trajetória e desenvolvimento. Conclui-se que há ainda muitos desafios para que a EJA se constitua de fato e seja vista como espaço primordial para a formação de jovens e adultos.

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Biografia do Autor

Pollyana de Paula Pereira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, pollyanaap.paula@uel.br

Graduada em Pedagogia pela UENP. Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela UEL. Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Bolsista CAPES.

Eliane Cleide da Silva Czernisz, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, eczernisz@uel.br

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Marília). Mestre em Educação pela UEM. Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação.

Natália Caroline Fabri Teixeira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, natalia.fabrit@uel.br

Mestranda em Educação (UEL). Especialista em Políticas e Gestão da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação.

Raquel Francisca Silveira, Universidade Estadual de Londrina/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (UEL/Dinter IFTO), Londrina, Paraná, Brasil,raquel.silveira@ifto.edu.br

Doutoranda em Educação pelo Dinter UEL-IFTO. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Metodologia de Ensino na EJA pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá. Membro do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação.

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-31

Versões

Como Citar

DE PAULA PEREIRA, Pollyana; DA SILVA CZERNISZ, Eliane Cleide; FABRI TEIXEIRA, Natália Caroline; SILVEIRA, Raquel Francisca. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE DEFESAS, POLÍTICAS E A REALIDADE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 477–492, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82808. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82808. Acesso em: 5 dez. 2025.

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