OS DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DE JOVENS E ADULTOS NA ÁREA DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41928

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Ciências, Química.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino designada para um público excluído social e culturalmente, que apresenta, na maioria das vezes, problemas de aprendizagem, uma alta evasão e repetências. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi apontar os desafios atuais no Ensino da EJA, atrelado à disciplina Química, considerada por muitos, abstrata e subjetiva e, em seguida, desenvolver e aplicar ferramentas didáticas, no intuito de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a metodologia escolhida teve abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho participante, sendo integrada à realidade dos jovens e adultos, visando promover essa educação de forma mais significativa. Os resultados obtidos através de uma avaliação qualitativa, diagnóstica, formativa e processual, mostraram que houve um impacto positivo no aprendizado dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus João Pessoa - IFPB

Possui graduação em Química Industrial, Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal da Paraíba, concluídos em 1998, 2002 e 2003, respectivamente. Mestrado (2001) e doutorado (2005) ambos em Química, pela referida instituição. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba campus João Pessoa. Tem experiência na área de Ensino de Química. Atua, com as seguintes temáticas: desenvolvimento e adaptação de novas metodologias no Ensino de Química; sequências didáticas; EJA/PROEJA; inclusão de alunos surdos e ouvintes no ensino de Química; experimentos utilizando materiais alternativos; educação ambiental.

Carlos Alberto da Silva Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus João Pessoa - IFPB

Graduando de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Flávia Rhuana Pereira Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus João Pessoa - IFPB

Graduanda de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Niely Silva de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Cabedelo - IFPB

Bacharel em Letras LIBRAS MEC/UFSC/IFRN, Licenciada em Química pelo IFPB, especialista em LIBRAS pe Mestre em Educação e Multiculturalidade. Atualmente é professora efetiva do IFPB no Campus Cabedelo. Além de pesquisas e atividades extensionistas em ensino de química, inclusão e educação de surdos.

Downloads

Publicado

2017-06-09

Como Citar

TAVARES ALVES DE FIGUEIRÊDO, A. M.; DA SILVA JÚNIOR, C. A.; PEREIRA SALES, F. R.; SILVA DE SOUZA, N. OS DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DE JOVENS E ADULTOS NA ÁREA DE QUÍMICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 214–232, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i1.41928. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41928. Acesso em: 25 abr. 2024.