A FUNÇÃO SOCIAL DA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PERMANÊNCIA DAS MÃES-DISCENTES DO CAP/UERN NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82786Palavras-chave:
Permanência; Mães/Discentes Universitárias; Maternidade; Brinquedoteca.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a função da Brinquedoteca sob a perspectiva de três mulheres mães/discentes do curso de Pedagogia do CAP-UERN. Como objetivos específicos: traçar um breve histórico da inserção das mulheres no Ensino Superior; compreender o que são e como funcionam as brinquedotecas universitárias; explicitar os sentidos atribuídos pelas mães/discentes à Brinquedoteca do CAP-UERN. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória nos meses de outubro e novembro de 2023, por meio de entrevistas, com análise qualitativa dos dados. O aporte teórico está fundamentado em Lev Semenovich Vygotsky (1978;1987), Guacira Lopes Louro (1997; 2004), Lucídio Bianchetti (2014) e Ana Cássia Alves Cunha; Geórgia Paiva (2024). Assim, este trabalho busca contribuir com as pesquisas do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e Gênero (NUDISEX). Como resultado, percebemos que as mães/discentes expressam alguns anseios acerca da maternidade e da vida acadêmica, entretanto, todas relatam satisfação em ter essa rede de apoio para que consigam concluir a formação desejada no ensino superior.
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