REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE A HISTÓRIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE GRAMSCI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82274

Palavras-chave:

História da Educação, Políticas Educacionais, História das Políticas Educacionais, Antonio Gramsci.

Resumo

O presente estudo, inserido no campo da História da Educação, objetiva analisar as possibilidades de uso da teoria gramsciana na investigação da História das Políticas Educacionais. A partir da concepção de Estado Ampliado de Antonio Gramsci, examinamos como as políticas educacionais são resultantes da interação entre sociedade política e sociedade civil, sendo permeadas por disputas hegemônicas. Metodologicamente, trata-se de um ensaio teórico baseado em revisão bibliográfica, com ênfase na produção gramsciana e em estudos que aplicam sua teoria à análise da educação. O artigo argumenta que a abordagem gramsciana possibilita a interpretação das políticas educacionais não apenas como diretrizes formais do Estado, mas como instrumentos de disputa ideológica e construção da hegemonia. Assim, contribui para o aprofundamento das análises historiográficas sobre o papel do Estado e da sociedade civil na estruturação da educação.

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Biografia do Autor

Marcus Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, viniciusribeiroo188@gmail.com

Mestrando em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (PPEB/UFPA). Graduado em Licenciatura Plena de Pedagogia pela UFPA. Está Técnico Pedagógico na Pró-Reitoria de Assistência e Acessibilidade Estudantil da UFPA (PROAES/UFPA). Integrante do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM/UFPA).

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil,albertofdamasceno59@gmail.com

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professor Titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará (NEB/UFPA), docente dos Programas de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA) e em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA). Coodena o Laboratório de Pesquisas em História e Memória da Educação (LAPEM/UFPA).

Smile Golobovante, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, profgolobovante@gmail.com

Doutorando em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (PGEDA/UFPA). Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pela UFPA (PPEB/UFPA). Atualmente é professor do Serviço Social da Indústria (SESI). Membro do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM).

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-31

Versões

Como Citar

RIBEIRO, Marcus; DAMASCENO, Alberto; GOLOBOVANTE, Smile. REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE A HISTÓRIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE GRAMSCI. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 719–734, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82274. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82274. Acesso em: 5 dez. 2025.

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