O PROFESSOR COMO SUJEITO DA APRENDIZAGEM E AS IMPLICAÇÕES DA ESCOLA DE VIGOTSKI

Autores

  • Marly Teixeira Morettini, Sônia da Cunha Urt

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5276

Resumo

Este artigo, focaliza a aprendizagem do professor, compreendendo-a como um processo, que avança a partir da alteração das possibilidades de experiência e motivação para o sujeito do aprender. Entendendo-se que ele está sempre se transformando, nas relações sociais estabelecidas, o texto aborda a importância do significado das experiências realizadas para a sua constituição como sujeito. Nestas reflexões foram importantes as contribuições dos psicólogos soviéticos para a compreensão do homem como um sujeito histórico-concreto e para o entendimento do desenvolvimento do psiquismo humano, numa visão menos fragmentada, ao estabelecer que o ser humano constitui-se na dialética apropriação/objetivação dos bens da cultura e que as idéias teóricas por ele internalizadas, funcionam como mediadoras para o avanço dessa relação, que se efetua nas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-19

Como Citar

SÔNIA DA CUNHA URT, M. T. M. O PROFESSOR COMO SUJEITO DA APRENDIZAGEM E AS IMPLICAÇÕES DA ESCOLA DE VIGOTSKI. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 443–466, 2008. DOI: 10.5216/ia.v33i2.5276. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5276. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos