O PROFESSOR COMO SUJEITO DA APRENDIZAGEM E AS IMPLICAÇÕES DA ESCOLA DE VIGOTSKI
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5276Resumo
Este artigo, focaliza a aprendizagem do professor, compreendendo-a como um processo, que avança a partir da alteração das possibilidades de experiência e motivação para o sujeito do aprender. Entendendo-se que ele está sempre se transformando, nas relações sociais estabelecidas, o texto aborda a importância do significado das experiências realizadas para a sua constituição como sujeito. Nestas reflexões foram importantes as contribuições dos psicólogos soviéticos para a compreensão do homem como um sujeito histórico-concreto e para o entendimento do desenvolvimento do psiquismo humano, numa visão menos fragmentada, ao estabelecer que o ser humano constitui-se na dialética apropriação/objetivação dos bens da cultura e que as idéias teóricas por ele internalizadas, funcionam como mediadoras para o avanço dessa relação, que se efetua nas atividades.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.