APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA E A PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82232Palavras-chave:
Citologia; Ensino por Investigação; Tecnologias EducacionaisResumo
A pesquisa objetivou refletir acerca da percepção de uma sequência didática investigativa e a produção de jogos educativos no ensino de Biologia Celular. Com abordagem qualitativa e pesquisa-ação, seguiu o modelo dos 5Es, integrando tecnologias educacionais e jogos didáticos para estimular a autonomia e o aprendizado ativo. Os estudantes exploraram conceitos por meio de analogias, discussões e criação de jogos educativos. Além disso, utilizaram ferramentas como Kahoot e programaram jogos digitais. A participação nas discussões em grupo foi avaliada por 75% dos estudantes como média, alta ou muito alta, o que indica maior engajamento, reforço do aprendizado e desenvolvimento de competências socioemocionais, evidenciando a eficácia do ensino investigativo aliado a metodologias ativas. Conclui-se que a proposta favorece uma educação mais inclusiva e significativa, promovendo o protagonismo estudantil.
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