APLICAÇÃO DE RECURSOS DO ORÇAMENTO PÚBLICO: DESPESAS COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (UFS) ENTRE 2013 A 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.81447

Palavras-chave:

Educação superior. Financiamento da educação. Universidades Federais (UFs). Despesas com tecnologia da informação (TI).

Resumo

Essa investigação originou-se da disciplina "Financiamento da Educação Brasileira", ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFG), com o objetivo de apreender e disseminar o conhecimento específico sobre o financiamento da educação no Brasil, além de constituir-se como um mecanismo para a formação de novos pesquisadores no campo do financiamento da educação. O estudo quantitativo, com procedimentos descritivos a partir de pesquisa documental, analisou informações públicas sobre os recursos do orçamento destinados às despesas com Tecnologia da Informação (TI) nas Universidades Federais (UFs) entre 2013 e 2022, considerando os grupos de despesas e regiões do país (Brasil). Os resultados mostraram que nenhuma região alcançou taxa de liquidação superior a 50,62%; na região Norte, esse índice representou apenas 36,54%. Diante do exposto, e considerando os achados de Rodrigues et al. (2023), é possível inferir que, ao longo da última década, teve-se um cenário de crescente restrição orçamentária, especialmente acentuada nos períodos de 2015/2016 e 2018/2022. Esses cortes afetaram principalmente as despesas discricionárias, limitando a capacidade dos gestores públicos de alocar recursos de forma eficiente. As despesas de pessoal, custeio e investimentos sofreram quedas significativas, com os investimentos sendo os mais prejudicados. A disputa entre interesses econômicos e sociais na educação é um desafio crucial; portanto, a alocação equitativa de recursos é essencial para melhorar a qualidade da educação pública e reduzir as disparidades, fortalecendo o papel das Universidades no progresso nacional e na construção de um sistema educacional mais justo e democrático.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, luizfernandogoncalves@ufg.br

Doutorando em Educação pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG) na linha de pesquisa: Estado, Políticas e História da Educação. Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT/Lisboa), com título reconhecido pela UFG (2018). Especialista em Gestão de Pessoas (2014) e bacharel em Administração (2012) pela Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps). Atualmente, exerce o cargo de técnico-administrativo em educação (TAE) na UFG como Administrador, lotado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Participa da Rede de Pesquisa EaD - Internacional Qualidade e Regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância no Brasil e América Latina" com apoio da Associação Universidade em Rede (UniRede). É membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq) e do Laboratório de Gestão da Informação e Conhecimento (LabIC/UFG).

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, daniela_lima@ufg.br

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Católica de Goiás (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005)/Bolsa PAPED-MEC, doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013)/Bolsa Fapeg-Goiás e Pós-Doutorado em Educação pela UFMT (2019)/Bolsa Capes/Fapeg. Professora Associada da Universidade Federal de Goiás no Curso de Pedagogia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFG (2022-atual).

Rodrigo Gouvêa Rodrigues, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, rodrigogouvea@ufg.br

É Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG). Possui Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018), 2 Licenciatura em Letras/Inglês e suas respectivas literaturas pelo programa PARFOR (UFMT/Sinop, 2016), 2 Licenciatura em Biologia pelo programa PARFOR (UFMT/Barra do Graças, 2013), Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Sinop (2012), Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG/Goiânia), lotado na Faculdade de Educação (FE).

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-08

Versões

Como Citar

GONÇALVES DA SILVA ARAÚJO, Luiz Fernando; DA COSTA BRITTO PEREIRA LIMA, Daniela; GOUVÊA RODRIGUES, Rodrigo. APLICAÇÃO DE RECURSOS DO ORÇAMENTO PÚBLICO: DESPESAS COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (UFS) ENTRE 2013 A 2022. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.81447. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/81447. Acesso em: 5 dez. 2025.

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