FORMAÇÃO DO PROFESSOR E QUALIDADE DO ENSINO

Autores

  • Marcos Corrêa da Silva Loureiro UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v16i1/2.55205

Resumo

Embora a correlação entre a má formação de professores e a queda da qualidade do ensino público possa ser estabelecida a partir de dados da realidade educacional brasileira, tanto uma como outra são produção de políticas públicas que, insistindo em não considerar a educação como prioridade governamental, realizaram a expansão das oportunidades educacionais a baixo custo, ensejando o ingresso das camadas populares na escola pública, sem, no entanto, implementar as medidas que, em consequência, seriam necessárias  para manter a qualidade do ensino, imputando àquelas camadas a responsabilidade pelo seu fracasso. Assim, a recuperação da qualidade do ensino é uma questão de reversão das políticas públicas no sentido de priorizar o atendimento das necessidades dos setores majoritários da sociedade, dentre elas, uma educação de qualidade. Dentre as medidas específicas para a recuperação dessa qualidade, ressalta-se a valorização do magistério como profissão, através da criação, na universidade, de um centro de formação de professores que supere a fragmentação que caracteriza os atuais cursos de licenciatura.

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

LOUREIRO, M. C. da S. FORMAÇÃO DO PROFESSOR E QUALIDADE DO ENSINO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 16, n. 1/2, p. 1–15, 2018. DOI: 10.5216/ia.v16i1/2.55205. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55205. Acesso em: 29 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos