SABERES DOCENTES: TEIA EM CONSTRUÇÃO NO DIA-A-DIA DA SALA DE AULA DE PROFESSORAS DE LÍNGUAS EM FASE INICIAL NA DOCÊNCIA

Autores

  • Míriam Martinez Guerra Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.18748

Palavras-chave:

Trabalho docente, Formação inicial do professor, Saberes docentes.

Resumo

O presente trabalho visa mostrar momentos da fase inicial da prática do trabalho na docência de duas professoras de línguas, no ensino médio, em escolas públicas. O corpus da pesquisa baseia-se em registros de observações das práticas de ensino das professoras em seu fazer docente, diário de campo produzido durante um semestre de observação em sala de aula. Notamos que as professoras constroem seus letramentos docentes em meio a diferentes saberes, disciplinares e não-disciplinares - tais como o que chamaremos de entremeios na docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míriam Martinez Guerra, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras - Faculdades Claretianas / Rio Claro - SP- e graduada em Pedagogia - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) / Rio Claro - SP. Mestre em Letras - Ensino de Línguas e Literatura (MELL) - Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é professora nas Faculdade de  Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC/Fahesa) e doutoranda  em Letras, pelo Programa de Pós-graduação em Letras - Ensino de Línguas e Literatura, na Universidade Federal do Tocantins.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal do Tocantins - na área de Educação - e também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Lingua e Literatura, área de concentração Ensino e formação de Professor de Lingua e Literatura desde o segundo semestre de 2009.

Downloads

Publicado

2014-04-19

Como Citar

GUERRA, M. M.; PINHO, M. J. de. SABERES DOCENTES: TEIA EM CONSTRUÇÃO NO DIA-A-DIA DA SALA DE AULA DE PROFESSORAS DE LÍNGUAS EM FASE INICIAL NA DOCÊNCIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 163–177, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i1.18748. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18748. Acesso em: 27 abr. 2024.