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A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO LETRAMENTO LINGUÍSTICO DE ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79173

Palavras-chave:

Estudo de Caso; Mapas Mentais; Letramento Linguístico; Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a utilização de mapas mentais como recurso pedagógico para o letramento linguístico de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como encaminhamento metodológico, trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, em que realizamos um estudo de caso com um aluno com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de São Luís do Maranhão. Os resultados desta investigação apontam que o uso dos mapas mentais pode propiciar um estudo mais atrativo, dinâmico e inclusivo, principalmente, para os alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois possibilita uma adequação pedagógica às especificidades educacionais de cada discente.

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Biografia do Autor

Lílian de Sousa Sena, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil, lilian.sena@ufpi.edu.br

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/ Linha de Pesquisa: Variação/Diversidade Linguística, Oralidade e Letramentos; Mestra em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA / Linha de Pesquisa: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva ; Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí; Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME; Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Santo Agostinho - FSA. Professora efetiva - Secretaria Estadual de Educação do Maranhão. Tem concentrado pesquisas em Educação Inclusiva e Tecnologias Digitais na Educação, Multiletramentos e Gêneros Hipermidiádicos. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Arielson Tavares, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil, arytavares2012@hotmail.com

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Letras, área de concentração Descrição e Análise do Português Brasileiro, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2022). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF ( 2015 ), em Linguística Aplicada na Educação - FACULDADE ÚNICA (2021), em Ensino de Leitura e Produção Textual - FACULDADE ACESITA (2022), em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação - FACULDADE ÚNICA (2021), em Educação Especial e Inclusiva - UEMA (2021). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura - pela Universidade CEUMA (2013).Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia - UNINTER (2021). Atualmente, é Professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual do Maranhão (SEDUC). Lecionou como Professor Substituto na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, nos anos de 2016 a 2018. Membro do Grupo de Estudos em Linguística Aplicada e Multiletramentos (GLAMULTI) - UFPI e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Ensino (GPTECEN) - UFMA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e em estudos linguísticos realizados nas redes sociais.

Beatriz Gama Rodrigues, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil, beatriz@ufpi.edu.br

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul (1989), mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Desde maio de 2008, é professora (atualmente Associado IV) do curso de Letras Inglês, Coordenação de Letras Estrangeiras, CCHL, e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Exerceu o cargo de Assessora Internacional da UFPI de 2014 a Janeiro de 2021. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas, aspectos interculturais da internacionalização do ensino superior e no processo de ensino-aprendizagem de línguas (decolonialidade, plurilinguismo, interculturalidade, Inglês como Meio de Instrução - EMI), letramentos, produção de textos eletrônicos, ética na formação de professores, currículo, legislação e histórico dos cursos de Letras no Brasil. Tem experiência em leitura, produção e avaliação de textos nas línguas portuguesa e inglesa. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada e Multiletramentos (GLAMULTI - CNPq).

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-10

Versões

Como Citar

DE SOUSA SENA, Lílian; TAVARES, Arielson; GAMA RODRIGUES, Beatriz. A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO LETRAMENTO LINGUÍSTICO DE ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79173. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79173. Acesso em: 5 dez. 2025.

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