A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO LETRAMENTO LINGUÍSTICO DE ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79173Palavras-chave:
Estudo de Caso; Mapas Mentais; Letramento Linguístico; Transtorno do Espectro AutistaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a utilização de mapas mentais como recurso pedagógico para o letramento linguístico de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como encaminhamento metodológico, trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, em que realizamos um estudo de caso com um aluno com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de São Luís do Maranhão. Os resultados desta investigação apontam que o uso dos mapas mentais pode propiciar um estudo mais atrativo, dinâmico e inclusivo, principalmente, para os alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois possibilita uma adequação pedagógica às especificidades educacionais de cada discente.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L. das G. C. A ensinagem como desafio à ação docente. Revista pedagógica – UNOCHAPECÓ, v. 4, n. 8, p. 65-77, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdfAcesso em: 03. jan. 2024.
BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2001.
BURAN, A.; FILYUKOV, A. Mind Mapping Technique in Language Learning, Procedia - Social andBehavioralSciences, Volume 206, 2015.
MARTINS, J. S.; CAMARGO, S. P. H.. A adaptação de crianças com autismo na pré-escola: estratégias fundamentadas na Análise do Comportamento Aplicada . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5014, 18 abr. 2023.
KERCHES, D. Hiperfoco no autismo. Déborah Kerches – neuropediatria, 2019. Disponível em: https://dradeborahkerches.com.br/hiperfoco-no-autismo/. Acesso em: 08jan2024.
LIMA, A. X. Desafios da inclusão: alfabetização de alunos com transtorno do espectro autista (TEA). 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Programa De Mestrado Interdisciplinar Em Ciências Humanas, Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.
LU, C. H. Mapa mental: Uma ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem da gramática de português língua estrangeira por aprendentes chineses. Letras de Hoje, [S. l.], v. 55, n. 4, p. e38623, 2020. DOI: 10.15448/1984-7726.2020.4.38623. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/38623. Acesso em: 25 jan. 2024.
NASCIMENTO, G. S. R. do. Método de Alfabetização para Alunos Autistas (MAPA): Alternativa da Clínica – Escola do Autista, 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016. Pages 215-218, ISSN 1877-0428, https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.10.010. Disponível em: http://cmpdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/186/2018/08/Disserta%C3%A7%C3%A3o-GiseleSoaresRodriguesdoNascimento.pdf Acesso em: 10 jan. 2024.
PETERSON, A. R.; SNYDER, P.J..Using Mind Maps ToTeach Social ProblemsAnalysis. In: ANNUAL MEETING OF THE SOCIETY FOR THE STUDY OF SOCIAL PROBLEMS, 48, 1998, San Francisco. Annual meeting of the society for the study of social problems. San Francisco: Eric, 1998. p. 1-71. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED424882.Acesso em: 09 dez. 2023.
QUEIROZ, S. M. A.; FERREIRA, S. P. A. Mediação docente na alfabetização do aluno com TEA: um olhar sobre as estratégias pedagógicas na produção de texto escrito. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/39399/2442885/QUEIROZ_+FERREIRA+-+2018.2.pdf/f636d050-288c-428c-b0c3-be58432fe5b5. Acesso em: 10 jan. 2024.
RIBEIRO, T.; SKLIAR, C. Escolas, pandemia e conversação: notas sobre uma educação inútil. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S. l.], 2020. DOI: 10.20435/serie-estudos.v0i0.1484. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1484. Acesso em: 25 jan. 2024.
ROJO, R. H. R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SAM, A., AFIRM T. Visual supports. National Professional Development Center on Autism Spectrum Disorder, FPG ChildDevelopment Center, University of North Carolina. Disponível em: https://afirm.fpg.unc.edu/visual-supports. Acesso em: 08 jan. 2024.
SENA, L. S.; SERRA, I. M. R. S. Plataformas digitais e o protagonismo estudantil no contexto do ensino remoto emergencial. TICs &EaD em Foco. São Luís, v. 7, n. 2, jul./dez, 2021. DOI: https://doi.org/10.18817/ticsead.v7i2.561. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/561. Acesso em: 25 jan. 2024.
SENA, L. S. et al. Nuvem de palavras: estratégia de inclusão e inovação pedagógica.In: SILVA, R. S. (org.) Alinhavos sobre a educação especial na perspectiva inclusiva[recurso eletrônico]. Santo Ângelo: Metrics, 2021. p. 97-116. DOI 10.46550/978-65-89700-31-9
WALTER, C. C. de F.; NETTO, M. F. C.; NUNES, L. R. d’O. de P. A comunicação alternativa e a adaptação pedagógica no processo de inclusão de alunos com autismo. In: Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais/ organização Rosana Glat, Márcia Denise Pletsch. – Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. 200 p.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 205 p.
Publicado
Versões
- 2025-07-10 (3)
- 2025-07-10 (2)
- 2025-04-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lílian de Sousa Sena, Arielson Tavares, Beatriz Gama Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



