AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ARTIGOS BRASILEIROS.
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79018Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Ensino Superior, Educação InclusivaResumo
O artigo teve como objetivo principal analisar as discussões empreendidas nos artigos brasileiros a respeito das ações inclusivas propostas pelas Instituições do Ensino Superior (IES), para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, foram consultadas as plataformas CAPES e SciELO, utilizando os descritores: Transtorno do Espectro Autista, TEA, autista, autismo, Ensino Superior e universidade, combinadas pelo operador booleano and, entre os anos de 2019 e 2023. O estudo se pautou na abordagem qualitativa dos dados, para a análise dos textos selecionados se utilizou a metodolofia de Bardin (2011). Como resultados, foram selecionados 10 artigos que atenderam aos critérios do estudo para integrar as análises. Concluiu-se que a participação dos acadêmicos com TEA têm deflagrado melhorias nos processos educacionais nas IES, promovidas pela implementação de núcleos de acessibilidade e programas de inclusão, No entanto, muitas ações para garantir o acesso, permanência, equidade e êxito dos estudantes com TEA estão em processo de construção e implementação. Dentre os desafios apontados pelos estudantes estão as carências na formação dos profissionais, baixa oferta de planos de ensino individualizados, falta de disseminação de informações claras sobre o espectro, e dificuldades de comunicação e convivência com os professores e colegas, além dos desafios nas avaliações.
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