O GÊNERO EM DISPUTA: AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA DEMANDA LGBT NA ESCOLA

Autores

  • Rafael Lima Vieira Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina (UFPE-CAA). Instituto de Educação da Universidade do Minho http://orcid.org/0000-0002-8680-9104
  • Allene Carvalho Lage Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.48981

Palavras-chave:

Escola. Gênero. Disputas políticas. Invisibilidade e representação LGBT

Resumo

Este artigo apresenta a questão LGBT e suas demandas à educação como tema central. Objetiva apontar as ausências, assim como as presenças de temas relacionados a gênero no campo educacional que são caros e objeto de disputa à cidadania LGBT. Traz a experiência de pesquisa realizada em cinco municípios do Agreste Pernambuco na tentativa de identificar tais ausências e presenças. Adotou uma metodologia de pesquisa qualitativa, e como estratégia de coleta de dados fez uso de entrevistas semiestruturadas e formulários. Os resultados apontam para o alinhamento das experiências escolares às nossas premissas teóricas no que diz respeito às políticas educacionais, práticas escolares e representação docente; mas fazem emergir informações importantes e originais nascidas das particularidades de cada contexto analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Lima Vieira, Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina (UFPE-CAA). Instituto de Educação da Universidade do Minho

Doutorando em Estudos da Criança no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Mestre em Educação Contemporânea pela UFPE.

Allene Carvalho Lage, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. Professora do Curso de Pedagogia do Núcleo de Formação Docente. Professora Permanente do Mestrado em Educação Contemporânea do PPGEDUC/CAA. Professora Permanente do Mestrado em Direitos Humanos do PPGDH/CAC. Coordenadora do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina e do Pré-Acadêmico SuperAção.

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

VIEIRA, R. L.; LAGE, A. C. O GÊNERO EM DISPUTA: AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA DEMANDA LGBT NA ESCOLA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 590–607, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i3.48981. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48981. Acesso em: 27 abr. 2024.