O GÊNERO EM DISPUTA: AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA DEMANDA LGBT NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.48981Palavras-chave:
Escola. Gênero. Disputas políticas. Invisibilidade e representação LGBTResumo
Este artigo apresenta a questão LGBT e suas demandas à educação como tema central. Objetiva apontar as ausências, assim como as presenças de temas relacionados a gênero no campo educacional que são caros e objeto de disputa à cidadania LGBT. Traz a experiência de pesquisa realizada em cinco municípios do Agreste Pernambuco na tentativa de identificar tais ausências e presenças. Adotou uma metodologia de pesquisa qualitativa, e como estratégia de coleta de dados fez uso de entrevistas semiestruturadas e formulários. Os resultados apontam para o alinhamento das experiências escolares às nossas premissas teóricas no que diz respeito às políticas educacionais, práticas escolares e representação docente; mas fazem emergir informações importantes e originais nascidas das particularidades de cada contexto analisado.Downloads
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