GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Susane da Costa Waschinewski Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC
  • Giani Rabelo Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Ismael Gonçalves Alves Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.48855

Palavras-chave:

Gênero, ensino, geografia, livros didáticos.

Resumo

Esta pesquisa procura contribuir com os estudos que articulam a temática educação, gênero e ensino de Geografia, com a finalidade de compreender o papel do livro didático na construção da desigualdade de gênero. O estudo trata das representações imagéticas da mulher disseminadas nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio. Para esta pesquisa escolhemos como objeto de estudo o livro didático de Geografia intitulado Conexões (vol. 1, 2 e 3) da Editora Moderna, que tem como autoras/es: Lygia Terra, Regina Araújo e Raul Borges Guimarães, distribuído no ano de 2010 nas escolas da rede pública estadual da cidade de Criciúma (SC/Brasil). As imagens analisadas reforçam a divisão sexual do trabalho, no qual as mulheres aparecem executando tarefas repetitivas, que exigem paciência e habilidades manuais, consideradas tradicionalmente tarefas femininas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susane da Costa Waschinewski, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

Licenciada e Bacharela em Geografia; Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação - UNESC. Doutoranda pela Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC

Giani Rabelo, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Ismael Gonçalves Alves, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestre em Historia (UDESC) Doutor em História (UFPR). Professor do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socieconômico (PPGDS) na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

WASCHINEWSKI, S. da C.; RABELO, G.; ALVES, I. G. GÊNERO E A INVISIBILIDADE DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO SUL DE SANTA CATARINA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 574–589, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i3.48855. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48855. Acesso em: 13 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.