APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS: A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40730

Palavras-chave:

Educação do Campo, Organicidade, Licenciatura em Educação do Campo, Intelectual Orgânico

Resumo

Os autores deste artigo analisam a experiência de implantação das duas primeiras turmas do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo foi compreender os níveis da participação dos Movimentos Sociais que originaram a proposta e os processos educativos decorrentes do programa. A categoria organicidade foi o guia das análises, destacando a necessária mediação político-pedagógica dos sujeitos no projeto. Concluímos que a maior ou menor participação dos sujeitos consolida ou não o princípio educativo em projetos com foco em políticas para educação do campo. 

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Biografia do Autor

Cézar Luiz De Mari, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Contato: cezardemari@uol.com.br e cezar.demari@ufv.br

Amarildo Souza Horácio, Rede Municipal de Betim/MG

Mestre em Educação (2015) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Betim. Contato: horaciominas@gmail.com .

Marcelo Loures dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Atua como professor professor no programa de pós-graduação em educação no Departamento de Educação na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Psicología Social da Universitat Autònoma de Barcelona sobre Metodologia de Produções Narrativas entre 2014 e 2015. Tem experiência em pesquisa, ensino e extensão em educação com enfoque em educação do campo, educação popular, democracia e metodologias participativas. Coordena o programa de pesquisa e extensão Observatório dos Movimentos Sociais

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Publicado

2016-08-26

Como Citar

DE MARI, C. L.; HORÁCIO, A. S.; LOURES DOS SANTOS, M. APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS: A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 463–484, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i2.40730. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40730. Acesso em: 30 jun. 2024.