APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS: A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40730

Palavras-chave:

Educação do Campo, Organicidade, Licenciatura em Educação do Campo, Intelectual Orgânico

Resumo

Os autores deste artigo analisam a experiência de implantação das duas primeiras turmas do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo foi compreender os níveis da participação dos Movimentos Sociais que originaram a proposta e os processos educativos decorrentes do programa. A categoria organicidade foi o guia das análises, destacando a necessária mediação político-pedagógica dos sujeitos no projeto. Concluímos que a maior ou menor participação dos sujeitos consolida ou não o princípio educativo em projetos com foco em políticas para educação do campo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cézar Luiz De Mari, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Contato: cezardemari@uol.com.br e cezar.demari@ufv.br

Amarildo Souza Horácio, Rede Municipal de Betim/MG

Mestre em Educação (2015) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Betim. Contato: horaciominas@gmail.com .

Marcelo Loures dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Atua como professor professor no programa de pós-graduação em educação no Departamento de Educação na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Psicología Social da Universitat Autònoma de Barcelona sobre Metodologia de Produções Narrativas entre 2014 e 2015. Tem experiência em pesquisa, ensino e extensão em educação com enfoque em educação do campo, educação popular, democracia e metodologias participativas. Coordena o programa de pesquisa e extensão Observatório dos Movimentos Sociais

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

DE MARI, C. L.; HORÁCIO, A. S.; LOURES DOS SANTOS, M. APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS: A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 463–484, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i2.40730. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40730. Acesso em: 13 nov. 2024.