A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA

Autores

  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.36334

Palavras-chave:

Esperança, utopia, educação popular, CEFURIA

Resumo

No presente artigo discutimos a esperança como um conceito/categoria em formação popular, desenvolvida pelo Centro de Formação Urbano-Rural Irmã Araújo – CEFURIA. As investigações fundamentam-se na participação dos diálogos de avaliação e nos relatórios e quadros de análise produzidos pelo grupo investigador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e em documentos produzidos pelo próprio CEFURIA. Como referencial teórico, elegemos as obras de Jürguen Moltmann, Ernst Bloch, Paulo Freire, Alfonso Torres Carrillo e Danilo Streck. A pesquisa evidenciou que a esperança/utopia é um conceito/categoria que perpassa toda a trajetória do CEFURIA e representa a busca pela construção de uma grande utopia: a esperança de construção do socialismo, compreendido como uma sociedade, justa, fraterna e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutor em Teologia (Área: Religião e Educação) pela Escola Superior de Teologia (2004). Mestre em Educação nas Ciências (Área Filosofia) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998). Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1989). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação, com ênfase em Ética, e atua, principalmente, nos seguintes temas: educação, ética, cidadania, educação ambiental educação luterana, cidadania luterana, educação física, ensino superior e educação, igrejas, educação privada, educação comunitária e associativa.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

AHLERT, A. A EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA NO CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO-RURAL IRMÃ ARAÚJO - CEFURIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 419–440, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i2.36334. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36334. Acesso em: 3 maio. 2024.