SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA

Autores

  • Cristiane Cruz Universidade Veiga de Almeida
  • Sonia Borges Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.33459

Palavras-chave:

Psicanálise, Escola, Educação infantil, Aquisição do conhecimento, Desejo de saber

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre as funções do “desejo de saber” na aquisição dos conhecimentos transmitidos pela escola às crianças. Admitir a presença da dinâmica do desejo e seus efeitos na relação do sujeito com a escolaridade traz para este trabalho a contribuição da psicanálise, a saber, o reconhecimento de determinações inconscientes nesse processo.

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Biografia do Autor

Cristiane Cruz, Universidade Veiga de Almeida

Mestre em Psicanálise, Saúde e Educação pela Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro. Professora da Faculdade São Judas Tadeu, Rio de Janeiro.

Sonia Borges, Universidade Veiga de Almeida

Doutora em Psicologia da Educação, PUC/São Paulo; Psicanalista da Escola de Psicanálise do Campo Lacaniano;Professora do programa de mestrado e doutorado “Psicanálise, saúde e sociedade” da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro.

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

CRUZ, C.; BORGES, S. SABER E CONHECIMENTO: A PSICANÁLISE NA ESCOLA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 651–663, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i3.33459. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/33459. Acesso em: 28 abr. 2024.