A ESCOLA COMO PARCEIRO-SINTOMA

Autores

  • Sonia Borges

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v30i2.1315

Resumo

A inibição intelectual é um dispositivo colocado em prática pelo ego diante de um sinal de perigo, a angústia. Esta será tanto maior na criança quanto mais identificada estiver com o desejo do Outro. Lacan lembra o vampirismo da pulsão oral e os sonhos em que o sujeito é esmagado pelo Outro, do qual não tem representação. Nesse caso, a criança faz-se de morta para sobreviver, de modo que a suspensão dos interesses cognitivos pode ser interditada. O sujeito em estado de anorexia escolar gastará toda a sua energia para nada saber, tendo em vista fazer frente à demanda esmagadora do Outro: ‘aprenda’.

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Publicado

2007-08-13

Como Citar

BORGES, S. A ESCOLA COMO PARCEIRO-SINTOMA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 297–303, 2007. DOI: 10.5216/ia.v30i2.1315. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1315. Acesso em: 2 maio. 2024.