A ESCOLA COMO PARCEIRO-SINTOMA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v30i2.1315Resumen
A inibição intelectual é um dispositivo colocado em prática pelo ego diante de um sinal de perigo, a angústia. Esta será tanto maior na criança quanto mais identificada estiver com o desejo do Outro. Lacan lembra o vampirismo da pulsão oral e os sonhos em que o sujeito é esmagado pelo Outro, do qual não tem representação. Nesse caso, a criança faz-se de morta para sobreviver, de modo que a suspensão dos interesses cognitivos pode ser interditada. O sujeito em estado de anorexia escolar gastará toda a sua energia para nada saber, tendo em vista fazer frente à demanda esmagadora do Outro: ‘aprenda’.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.