AS FOTOGRAFIAS HISTÓRICAS COMO DISPOSITIVOS DISCIPLINARES: O PODER SOBRE A FALA DO OUTRO EM UM CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Eliza Bachega Casadei Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (FAAC-UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i1.31451

Palavras-chave:

Foucault, Fotografia, História, poder, estratégias discursivas.

Resumo

O presente artigo irá remeter às ideias de Michel Foucault para analisar a apropriação das imagens históricas nos livros didáticos escolares. Em um primeiro momento, discutiremos quais são as condições de produção da própria imagem fotográfica, que, não raro, coaduna as estratégias do poder às estratégias do ver e do representar. Depois, remeteremos às condições de produção da reapropriação dessas imagens produzidas quando elas são reinseridas em livros e em outros contextos discursivos. Nesse aspecto, as ideias de Foucault fornecem instrumentos pedagógicos que visam ampliar o domínio de conhecimentos dos alunos justamente ao problematizar a construção dos saberes constituídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (FAAC-UNESP)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e professora da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC-UNESP). Mestre em Ciências da Comunicação e bacharel em jornalismo pela ECA-USP. Email: elizacasadei@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

CASADEI, E. B. AS FOTOGRAFIAS HISTÓRICAS COMO DISPOSITIVOS DISCIPLINARES: O PODER SOBRE A FALA DO OUTRO EM UM CONTEXTO ESCOLAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 61–76, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i1.31451. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31451. Acesso em: 16 set. 2024.