LA CEGUERA DE TIRESIAS: APUNTES PARA UNA APOLOGÍA DEL DOCENTE FOUCAULTIANO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v40i1.31426Palavras-chave:
Modernidad, Saber, Institución social, InstituciónResumo
El presente trabajo intenta aproximarme a la génesis epistemológica del análisis de la institución social en la modernidad. En segundo lugar propongo una línea de análisis sobre las contradicciones inherentes al discurso epistemológico mismo y, avanzo, en el horizonte de los análisis de Foucault sobre las relaciones de poder y su institucionalización, hacia la posibilidad de establecer una genealogía de los saberes, de la diversidad de los saberes y del conflicto de saberes. El objetivo final de mi texto es comprender la institución escolar como el lugar en el cual el conflicto de saberes alcanza su expresión máxima.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.