AS CULTURAS DE INFÂNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO MIDIÁTICA COM CRIANÇAS

Autores

  • Walkiria Sousa Silva Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • José Marcelo Freitas de Luna Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28759

Palavras-chave:

Culturas de Infância, Mídia-Educação, Recepção, Telenovela

Resumo

Com o objetivo de compreender as relações entre imaginário infantil e recepção televisiva, este estudo discute as interações entre as Culturas de Infância e o processo de recepção das crianças com as telenovelas Carrossel (SBT), voltada ao público infantil. O artigo reconhece a recepção midiática como um processo de interação no qual há produção de sentidos. Observamos a participação dos elementos das Culturas de Infância na interação das crianças com a telenovela como também as manifestações do imaginário infantil em suas produções de sentido. Apoiados na análise de discurso, apresentamos os resultados das apreciações de desenhos e relatos de crianças, fãs da telenovela, interpretados com base no estudo de Sarmento (2004) sobre as Culturas de Infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walkiria Sousa Silva, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Cultura, Comunicação e Educação. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (2001). Tem experiência na área de Televisão, com ênfase em Telejornalismo, atuando principalmente com produção midiática.

José Marcelo Freitas de Luna, Universidade do Vale do Itajaí

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, com publicações nas áreas de Linguística e Educação. Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado, entre 2010 e 2011, na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos)

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

SILVA, W. S.; FREITAS DE LUNA, J. M. AS CULTURAS DE INFÂNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO MIDIÁTICA COM CRIANÇAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 511–527, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i3.28759. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28759. Acesso em: 27 abr. 2024.