ARTE, INFÂNCIA E INDÚSTRIA CULTURAL

Autores

  • André Barcellos Carlos de Souza Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.27172

Palavras-chave:

arte, infância, indústria cultural, educação.

Resumo

Resumo: Arte problematizada pela mediação dos conceitos de infância e indústria cultural. As condições de produção e recepção dos bens artísticos sob a regência do capitalismo. A arte como mercadoria e como conhecimento. A infância constituindo-se concomitante com o surgimento e a consolidação do capitalismo e, com o seu desenvolvimento, as concepções de liberdade e a ressignificação das necessidades humanas. A necessidade de educar as crianças em condições determinadas e de constituir possibilidades formativas importantes, mediadas pelos processos de socialização que disponham de conteúdos a serem internalizados e que contribuam para a autonomia e emancipação, a arte é uma possibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Barcellos Carlos de Souza, Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Educação

Doutorando em Educação pela Universidade de Goiás (UFG) e professor na Faculdade de Educação (UFG). E-mail: andrebcsouza@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-04-19

Como Citar

CARLOS DE SOUZA, A. B. ARTE, INFÂNCIA E INDÚSTRIA CULTURAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 129–143, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i1.27172. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/27172. Acesso em: 27 abr. 2024.