O LUGAR DA PEDAGOGIA NO MUNDO CIENTÍFICO E O PAPEL DAS DISCIPLINAS DE BASE

Autores

  • Bruno Gonçalves Borges Professor do Departamento de Educação do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás UFG
  • Décio Gatti Júnior Professor de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual: coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE); participa do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.20826

Palavras-chave:

História da Educação, Pedagogia Científica, Experiência, Experimento

Resumo

O artigo a seguir trata da abordagem histórica da constituição ou pretensão constitutiva da pedagogia enquanto ciência da educação. Tem como objetivo, analisar, por meio da bibliografia especializada, sobretudo de História da Educação/Pedagogia, as ações afirmativas do modelo clássico de ciência que se impôs à pedagogia já no século XX. O método utilizado para essa investigação esteve centrado na análise comparativa das obras e na identificação das matrizes do pensamento pedagógico. Percebe-se que, com tal empreendimento, a pedagogia obteve resultados diferentes do esperado, derivando, muitas vezes, no esvaziamento da própria reflexão pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Gonçalves Borges, Professor do Departamento de Educação do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás UFG

Licenciado em Pedagogia (2010) pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrando em Educação (2011-2012) na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação pela mesma instituição, onde desenvolve pesquisa relacionada ao ensino de História da Educação. Professor substituto no Departamento de Educação da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Disciplina História da Educação - GEPEDHE. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação: Filosofia da Educação, História da Educação e Sociologia da Educação.

Décio Gatti Júnior, Professor de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual: coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE); participa do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU)

Décio Gatti Júnior é graduado em História e em Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio pós-doutoral realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq - Nível 1D. Beneficiário do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. Membro da Câmara de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes (SHA) da FAPEMIG (2008-2012). ; edita os periódicos: "Educação e Filosofia" e "Cadernos de História da Educação". Autor do livro A escrita escolar da História (Edusc/Edufu, 2004). Organizador, em parceria com José Carlos Souza Araújo, do livro Novos Temas em História da Educação (Autores Associados/Edufu, 2002); em parceria com Geraldo Inácio Filho, do livro História da Educação em Perspectiva (Autores Associados/Edufu, 2005); em parceria com Joaquim Pintassilgo, do livro Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino em História da Educação (Edufu, 2007); em parceria com Carlos Monarcha e Maria Helena Camara Bastos, do livro O Ensino de História da Educação em Perspectiva Internacional (Edufu, 2009); em parceria com Selva Guimarães Fonseca, do livro Perspectivas do Ensino de História (Edufu, 2011), em parceria com Marta Maria Chagas de Carvalho, do livro O Ensino de História da Educação (EDUFES/SBHE, 2011); em parceria com Eurize Caldas Pessanha, do livro Tempo de cidade, lugar de escola. História, ensino e cultura escolar em escolas exemplares (Edufu, 2012) . Possui ainda diversas publicações de capítulos, artigos em periódicos e trabalhos completos em anais. Membro e sócio fundador da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), membro do Grupo de Trabalho em História da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de História (ANPUH), membro do GT- Uberlândia do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Instituições Educacionais, História das Disciplinas Escolares, Ensino de História e Livro Didático.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

BORGES, B. G.; GATTI JÚNIOR, D. O LUGAR DA PEDAGOGIA NO MUNDO CIENTÍFICO E O PAPEL DAS DISCIPLINAS DE BASE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 573–592, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i3.20826. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20826. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos