FILOSOFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES CRÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Giovani Ferreira Bezerra Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Unidade Universitária de Paranaíba, Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Unidade Universitária de Paranaíba, Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.17095

Palavras-chave:

Filosofia Marxista. Inclusão. Práxis pedagógica. Imprensa pedagógica.

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar pressupostos ideológicos subjacentes à proposta pedagógica de inclusão escolar, realizando, para tanto, a análise de uma reportagem publicada na Revista Nova Escola em setembro de 2003. Os dados coletados, advindos de pesquisa bibliográ?ca, são interpretados à luz do referencial ?losó?co marxista. Constata-se que a o ideário inclusivista assume uma perspectiva idealista e fetichizada, ratificando tendências escolanovistas na prática pedagógica, sem promover, todavia, uma ruptura com a sociedade capitalista. Em contrapartida, advoga-se, então, uma práxis revolucionária, favorável ao pleno desenvolvimento de pessoas com e sem de?ciência, tendo-se por base as circunstâncias contraditoriamente humanizadoras, suscitadas pelo próprio movimento inclusivista. O artigo contribui para estudos críticos e ?losó?cos no campo da formação do docente e do marxismo.

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Biografia do Autor

Giovani Ferreira Bezerra, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Unidade Universitária de Paranaíba, Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestrando em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, com bolsa da CAPES.

Doracina Aparecida de Castro Araujo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Unidade Universitária de Paranaíba, Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, da UEMS/Paranaíba-MS. Docente do curso de Pedagogia da mesma universidade em Paranaíba-MS.

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Publicado

2012-10-19

Como Citar

BEZERRA, G. F.; ARAUJO, D. A. de C. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES CRÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 267–286, 2012. DOI: 10.5216/ia.v37i2.17095. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/17095. Acesso em: 5 maio. 2024.