PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INTEGRAÇÃO NO PROEJA-IFRN: O QUE PENSAM PROFESSORES E ESTUDANTES

Autores

  • Ana Lúcia Sarmento Henrique Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Jose Moises Nunes da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Maria das Graças Baracho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16717

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Proeja, Educação profissional, Currículo integrado

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo NUPED do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Como recorte, analisaram-se as práticas pedagógicas que, na perspectiva de professores e estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), contribuíram para a integração do currículo. A pesquisa, que ocorreu entre 2009 e 2010, enquadra-se em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e tem como fonte de informação questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com dois grupos de sujeitos dos campi do IFRN que ofertavam cursos Proeja. Constatou-se: a) que os docentes e estudantes referem-se a trabalhos que envolvem mais de uma disciplina, aulas de campo, visitas técnicas, projetos de pesquisa e extensão como possibilidades de integração; b) que tais práticas carecem de sistematização e planejamento coletivo; e c) que ocorrem de forma diferenciada para o ensino médio integrado regular e o Proeja.

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

HENRIQUE, A. L. S.; SILVA, J. M. N. da; BARACHO, M. das G. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INTEGRAÇÃO NO PROEJA-IFRN: O QUE PENSAM PROFESSORES E ESTUDANTES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 451–468, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i2.16717. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/16717. Acesso em: 2 maio. 2024.