EM TORNO DE MAX WEBER SUBSÍDIOS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE A NEUTRALIDADE DA ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Alessandro de Melo Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i1.13147

Palavras-chave:

Max Weber, Neutralidade, Professor universitário

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer à discussão as características da ação docente na educação superior e a possibilidade de uma ação neutra. Para isso, traz como subsídio duas concepções presentes na obra do sociólogo alemão Max Weber (1864-1920): sua sociologia geral, baseada no conceito de “compreensão interpretativa”, e seu “individualismo metodológico”. A partir disso, é realizada uma análise de seu texto “Ciência como vocação”, no qual o autor, dialogando com a realidade alemã do seu tempo, traça o perfil da academia em geral e dos professores universitários, comparando a Alemanha com os Estados Unidos. Parte-se da ideia de que o conhecimento desses princípios weberianos pode auxiliar na crítica da neutralidade da ação docente.

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Publicado

2011-02-06

Como Citar

MELO, A. de. EM TORNO DE MAX WEBER SUBSÍDIOS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE A NEUTRALIDADE DA ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 19–38, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i1.13147. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13147. Acesso em: 27 abr. 2024.