AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA À LUZ DA AUTONOMIA RELATIVA DE LUKÁCS: UMA ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79205

Palavras-chave:

Autonomia Universitária; Autonomia Relativa; Universidade; Lukács.

Resumo

O artigo aborda a questão da autonomia universitária à luz da concepção de autonomia relativa de Lukács (2012; 2013). Baseia-se na ideia de universidade enquanto uma instituição social, cuja origem se insere em um contexto histórico posterior à formação do ser social, e na qual se estabelece constante interação com a sociedade na qual se encontra e, portanto, com as forças sociais mais amplas. Foi analisada ampla bibliografia que aborda a questão da universidade brasileira e da autonomia universitária, bem como buscou-se trabalhar a concepção de autonomia relativa categorizada nos dois primeiros volumes da grande ontologia lukácsiana. A discussão se dá, primeiramente, identificando que a autonomia universitária é afetada por fatores externos; segundamente, a partir da impossibilidade de uma universidade existir isoladamente em uma realidade à parte, incapaz de interagir com a sociedade, pois não é independente das pressões sociais, políticas e econômicas que lhe são impostas, desfrutando, portanto, de uma autonomia relativa; em terceiro lugar, entendendo que a questão da autonomia universitária diz respeito também às forças sociais que ultrapassam os marcos regulatórios definidos em soberania pelo Estado, e que é impossível uma autonomia universitária absoluta sob a ótica da ineliminável relação entre totalidade e parte.

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Biografia do Autor

Everton Bandeira Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, bandeiramartinseverton@gmail.com

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil, com período Sanduíche no Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación (IISUE) e no Pósgrado en Pedagogia ambos da Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM)- México. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)- Brasil. Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)- Brasil.  Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- Brasil.

Vanessa dos Santos Moura, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realeza, Paraná, Brasil, vanessamoura@uffs.edu.br

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)- Brasil. Bacharela em Direito e mestre em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)- Brasil. Licenciada, bacharela e mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)- Brasil. Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- Brasil.

Gabriel Lopes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, gabriel.ls.rengar@gmail.com

Mestrando em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)- Brasil. Licenciado em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- Brasil.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

MARTINS, E. B.; MOURA, V. dos S.; SILVA, G. L. da. AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA À LUZ DA AUTONOMIA RELATIVA DE LUKÁCS: UMA ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1066–1081, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79205. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79205. Acesso em: 21 nov. 2024.