EXPEDIENTE, FICHA CATALOGRÁFICA, APRESENTAÇÃO
Résumé
Passados mais de meio século de um tempo de pura dor e intensa opressão, trazemos na epígrafe desta apresentação, um fragmento da música Apesar de você, de Chico Buarque, pois, diante de um tempo que não pode ser esquecido, hoje é um outro dia e ainda que muito não foi feito para punir torturadores e fazer justiça, divulgar e problematizar a temática da ditadura é essencial e necessário.
Assim, após seis décadas do golpe militar, a Revista Inter-Ação, compromissada com a divulgação das ciências da educação, em especial temas de direitos humanos, publica no ano de 2024, volume 49, um número especial em formato de Dossiê intitulado: Educação, Democracia e Estado Autoritário: 60 Anos do Golpe Militar no Brasil, que tem por objetivo proporcionar debates no campo de pesquisas em educação, referente aos sessenta anos do golpe militar no Brasil. Sabemos o quanto os lugares de ensino, de produção do conhecimento, de confrontos, de rebeldias e de lutas pela democracia foram espaços atacados, violentados e perseguidos do início ao fim pelos algozes da ditadura militar.
Publicamos este dossiê, com artigos de pesquisadoras e pesquisadores de todo o Brasil, apontando a diversidade de temas contemplados. Um mosaico educacional que foi interrompido e atravessado pela brutalidade do Estado militar, mas somou reações, histórias e memórias que, confrontadas sobre distintas teorias, conseguem dialogar com o tempo passado e presente.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diane Valdez, Miriam Fábia Alves, Karine Nunes de Moraes, Rodrigo Gouvêa Rodrigues 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.