RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41888

Mots-clés :

Ensino de Ciências. Escrita. Pesquisa. Circulação de ideias

Résumé

Com base em um estado da arte da pesquisa no Brasil sobre as relações entre o escrever e o ensino de Ciências destaca-se uma das dimensões investigadas, localizando origens deste pesquisar. Para isso, realizou-se uma análise histórico-epistemológica das pesquisas sobre escrita divulgadas em periódicos e eventos científicos da área de Ensino de Ciências, considerando os aportes teóricos da epistemologia de Ludwik Fleck e da Análise de Discurso francesa. As interpretações realizadas no estudo permitem compreender quando se iniciou as publicações sobre escrever na área de Ensino de Ciências, as tendências da produção científica ao longo de sua história e a circulação de ideias entre pesquisadores e com de outras áreas a fim de responder aos seus problemas de investigação. 

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Biographie de l'auteur-e

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau/Departamento de Educação.

Doutora em Educação Científica e Tecnológia. Docente dos Programas de Pós-graduação Mestrado em Educação e Mestrado em Ensino de Cências Naturais e Matemática, na niversidade Regional de Blumenau.

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Publié-e

2016-12-19

Comment citer

TOMIO, D. RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 629–650, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i3.41888. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Ensino de ciências naturais e de matemática