RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41888

Palabras clave:

Ensino de Ciências. Escrita. Pesquisa. Circulação de ideias

Resumen

Com base em um estado da arte da pesquisa no Brasil sobre as relações entre o escrever e o ensino de Ciências destaca-se uma das dimensões investigadas, localizando origens deste pesquisar. Para isso, realizou-se uma análise histórico-epistemológica das pesquisas sobre escrita divulgadas em periódicos e eventos científicos da área de Ensino de Ciências, considerando os aportes teóricos da epistemologia de Ludwik Fleck e da Análise de Discurso francesa. As interpretações realizadas no estudo permitem compreender quando se iniciou as publicações sobre escrever na área de Ensino de Ciências, as tendências da produção científica ao longo de sua história e a circulação de ideias entre pesquisadores e com de outras áreas a fim de responder aos seus problemas de investigação. 

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Biografía del autor/a

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau/Departamento de Educação.

Doutora em Educação Científica e Tecnológia. Docente dos Programas de Pós-graduação Mestrado em Educação e Mestrado em Ensino de Cências Naturais e Matemática, na niversidade Regional de Blumenau.

Publicado

2016-12-19

Cómo citar

TOMIO, D. RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 629–650, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i3.41888. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888. Acesso em: 2 jul. 2024.

Número

Sección

Ensino de ciências naturais e de matemática

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