MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO

Auteurs-es

  • Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Daniela da Costa Britto Pereir Lima Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28798

Mots-clés :

Mídias, Cultura e Formação docente

Résumé

Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica desenvolvida pelas autoras no Grupo de Estudos e Pesquisas Novas Tecnologias e Educação- GENTE, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, do qual participam e tem como propósito refletir sobre a possibilidade de os estudantes de Pedagogia relacionarem os diversos aspectos teóricos que envolvem as mídias com as vivências culturais que possuem com elas, para, posteriormente, pensar pedagogicamente essa relação. Esta reflexão baseia-se em um conceito múltiplo de mídias: como “meios de comunicação” e matrizes culturais; como cultura relacionada com um sistema de significados e com a imagem de construção da identidade; e como formação humana, que se estabelece na relação entre o formal e o informal e por meio das diferentes linguagens. Enfim, buscou-se refletir essa trilogia a partir da relação teoria-prática das vivências culturais midiáticas em processos de formação docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues, Universidade Federal de Goiás - UFG

Licenciada em Pedagogia. Especialização em Metodologia do Ensino Superior. Mestre e Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da UFG.

Daniela da Costa Britto Pereir Lima, Universidade Federal de Goiás - UFG

Licenciada em Pedagogia. Especialista em Avaliação Educacional. Mestre em Educação. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Insterdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias.

Téléchargements

Publié-e

2014-12-30

Comment citer

RODRIGUES, C. A. C.; LIMA, D. da C. B. P. MÍDIAS, CULTURA E FORMAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 479–491, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i3.28798. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28798. Acesso em: 18 mai. 2024.