EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28441Mots-clés :
Educação e mídias, Sociedade da Informação, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Formação de Professores.Résumé
A difusão de novas tecnologias da informação e comunicação trazem aos processos sociais novas potencialidades, mas também novos desafios. Os funcionamentos em rede permitiram a emergência de uma nova comunidade epistemológica, de fato genuína em seus elementos e processos produtivos. Analisam-se implicações didáticas dessas transformações, tendo em vista a proposição de novos argumentos à discussão dos papeis e desafios à profissão docente e à escola, em função das transformações sociais e culturais típicas do advento da Sociedade da Informação, cuja análise soma-se à dos atores e seus novos papéis e aos desafios apresentados à instituição escolar. Observou-se que não é a introdução de novas TICs que “moderniza” o processo educacional, mas uma nova concepção epistemológica, indutora de uma práxis educativa transformadora.Téléchargements
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