O USO DE TEMAS GERADORES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

Auteurs-es

  • Jaqueline de Morais Costa SECAL - Faculdades Santa Amélia/ CESCAGE - Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.13521

Mots-clés :

Alfabetização de Adultos, Paulo Freire.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo relatar o processo de investigação realizado com alunos de um programa de alfabetização de adultos, ocorrido por meio de um estudo de caso. A pesquisa relatada teve como base o desenvolvimento de atividades com uso da metodologia proposta por Paulo Freire, utilizando-se o trabalho com temas geradores. Observou-se que o ensino por meio de temáticas ligadas ao cotidiano influencia diretamente no envolvimento dos alunos com as aulas e, por consequência, no êxito da aprendizagem. Verificou-se que essa proposta vem ao encontro das necessidades dos educandos, uma vez que proporciona a aquisição do conhecimento da leitura e da escrita, além de proporcionar um conhecimento relacionado com suas vidas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Jaqueline de Morais Costa, SECAL - Faculdades Santa Amélia/ CESCAGE - Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais

Mestre em Ensino de cIência e Tecnologia pela UTFPR. Graduada em Pedagogia pela UEPG.

Atua como professora de ensino superior pela SECAL - Faculdades Santa Amélia - e como Supervisora Pedagógica pelo CESCAGE - Centro de Ensino Superio dos Campos Gerais

Téléchargements

Publié-e

2012-10-20

Comment citer

COSTA, J. de M. O USO DE TEMAS GERADORES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 417–428, 2012. DOI: 10.5216/ia.v37i2.13521. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13521. Acesso em: 19 mai. 2024.