A CONGADA COMO ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM: ENTRE O PASSADO E O PRESENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40803Palabras clave:
Palavras Chave, Jovens – congada – cidade - educaçãoResumen
Este texto procura apresentar como se dá parte da dinâmica produzida pela relação entre os jovens, a cidade e a congada, numa contínua e descontínua relação de constituição e aprendizagem. A partir dos jovens congadeiros foi possível compreender como, em Goiânia, se configuram as práticas socioespaciais da congada numa troca com os mais velhos e com a própria cidade. Nessa busca, foi necessário recorrer à bibliografia referente à temática e ao trabalho de campo, que implicou o registro fotográfico e entrevista. A congada, que é celebrada por meio dos ternos de congo, tem sua principal atuação nos festejos que comemoram Nossa Senhora do Rosário. Os jovens foram o principal canal de tradução para conhecer as possíveis conexões que apontam a existência e a permanência da congada na cidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.