FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ELEMENTAR NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE O TEMPO E A EXPERIÊNCIA (1820-1950)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.39022Palabras clave:
Formação do professor. Educação elementar. Tempo. Experiência.Resumen
Analisa-se, historicamente, com base em pesquisa bibliográfica, as transformações dos cursos de formação do professor para a educação elementar promovidos no Brasil, entre as décadas de 1820 e 1950, especialmente no que se refere ao tempo e à experiência; são destacadas as contradições desses conceitos, especificamente, quanto às aceleradas e interpostas extensão e alterações curriculares da formação inicial docente à promoção da escola para todos, de características, sobremaneira, técnico-instrumentais.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.