PROBLEMATIZAÇÕES ÉTICAS: PERIGOS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO COM GÊNERO E SEXUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36445Palabras clave:
Ética em Pesquisa. Pesquisa em Educação. Gênero. Sexualidade.Resumen
Artigo teórico que trata da ética em pesquisa envolvendo seres humanos, com especial ênfase às pesquisas que tematizem gênero e sexualidade. A Resolução 466/2012, que regula a ética em pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, está baseada em um modelo válido para as ciências biomédicas, mas que não atende às problematizações das investigações das ciências sociais e humanas. Destacam-se as críticas a esse modelo oriundas da Saúde Coletiva e da Antropologia. A seguir, procede-se à análise da situação da ética em pesquisas acerca de gênero e sexualidade situadas nos campos feminista e dos estudos queer. Por fim, elegem-se as pesquisas com crianças, relevantes para o campo da Educação, como caso exemplar de investigações dificultadas pelo modelo de regulação vigente. Conclui-se que certos recortes teórico-metodológicos serão doravante impossíveis na hegemonia da ética biomédica.Descargas
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