CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Eugênio Paccelli Aguiar Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.20810

Palabras clave:

Podcast, Tecnologia Educacional, Classificação, Oralidade Digital.

Resumen

A incipiência do podcast marca o caráter pouco desenvolvido das estratégias de classificações referentes a essa tecnologia no âmbito da educação. Partindo da ainda parca literatura da área, este artigo busca analisar as classificações apresentadas por Medeiros (2005) e Carvalho (2009), observando, para isso, a coerência de seus critérios e a relação destes com as possibilidades de uso educativo da tecnologia em questão. Tal análise, acrescida da observação do cenário de uso social dessa tecnologia e de pesquisas da área, servirá de subsídio à elaboração de uma nova proposta de classificação de podcasts, realizada a partir da conclusão de que, para isso, necessita-se de critérios coerentes e articulados com os diversos modos atuais de utilização dessa tecnologia, quesito inicial de sua consideração em práticas educativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eugênio Paccelli Aguiar Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduado em Comunicação Social/ Jornalismo e Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Um dos produtores do podcast Prometeu, o primeiro podcast de revista científica do Brasil.

Publicado

2013-12-20

Cómo citar

FREIRE, E. P. A. CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CLASSIFICAÇÃO PARA PODCASTS NA EDUCAÇÃO. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 711–730, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i3.20810. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20810. Acesso em: 11 may. 2024.

Número

Sección

Artigos