A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS

Autores/as

  • Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.18777

Palabras clave:

Formação de professores. Pesquisas. Políticas educacionais. Saberes docentes.

Resumen

O objetivo deste texto é discutir a formação de professores a partir da contribuição de pesquisas nacionais e estrangeiras sobre o tema. O texto mostra que há um discurso sobre a importância da
formação e como se dá o distanciamento deste das práticas políticas e formativas levadas a efeito. Trata, também, das tendências verificadas nas pesquisas a respeito daquilo que deve constituir um programa de formação do professor, com destaque para as questões dos saberes docentes e dos espaços formativos ideais, e como tais tendências se constituem desafios a serem enfrentados tanto no âmbito das formulações de políticas e programas de formação docente como no das práticas docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Professora no Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Goiânia, com experiência na docência da Educação Básica e Superior, na modalidade de Educação Profissional e Licenciaturas. Integra o Grupo de Pesquisa vinculado ao Núcleo de Formação de Professores (NUFOP) da UFG, na pesquisa sobre “Produção Acadêmica do Centro Oeste sobre Professores”. Doutoranda em Educação pela UFG.

Publicado

2013-06-27

Cómo citar

QUEIROZ, V. R. de F. e. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 38, n. 1, p. 109–127, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i1.18777. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18777. Acesso em: 15 ene. 2025.