INOVAÇÕES E VIÉSES IDEOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA INCURSÃO HISTÓRICA A PARTIR DE UM RELATO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DO MEB

Autores/as

  • Carlos Angelo Meneses Sousa Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16719

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, MEB, História da Educação, Movimento de Educação de Base

Resumen

A década de 1960 é indubitavelmente um marco para a História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Nesse período, foram criados diversos movimentos de educação e cultura popular. Dentre eles, o Movimento de Educação de Base (MEB) se destacou e é o único que continua a existir. Há uma vasta literatura sobre o MEB, todavia há poucos trabalhos e pesquisas sobre a sua presença e atuação no Piauí. Nesse estado, houve algumas peculiaridades que tornaram sua ação um tanto diferente de outras experiências comumente apontadas na literatura acadêmica. Com base em fontes documentais primárias, especialmente da década de 1960, a pesquisa discorre sobre a prática educativa desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos do MEB, no Piauí, a partir de um relato de supervisão pedagógica destacando suas inovações e viéses ideológicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-12-28

Cómo citar

SOUSA, C. A. M. INOVAÇÕES E VIÉSES IDEOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA INCURSÃO HISTÓRICA A PARTIR DE UM RELATO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DO MEB. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 491–508, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i2.16719. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/16719. Acesso em: 18 may. 2024.