v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas

					Visualizar v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas
Publicado: 2017-06-09

Dossiê

  • A EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE - ANDARILHO DA UTOPIA - EM DIFERENTES CONTEXTOS

    Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Tânia Regina Lobato dos Santos
    001-019
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.43631
  • CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FREIREANO PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES TRABALHADORAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Ana Cláudia Ferreira Godinho, Nagela Aparecida Brandão, Ana Catharina Mesquita de Noronha
    020-037
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.43832
  • A ESCUTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS – UM OLHAR PARA EJA

    Sayonara Martins dos Santos, Simone Sendin Moreira Guimarães
    038-050
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44058
  • O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE

    Ernesto Ferreira Galli, Fabiana Marini Braga
    051-068
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44030
  • PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM

    Alexandre Anselmo Guilherme, Ana Lucia Souza de Freitas
    069-086
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44003
  • A EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA DE PAULO FREIRE, UMA PEDAGOGIA DO SUJEITO SOCIAL

    Sandro de Castro Pitano
    087-104
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.43774
  • UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ

    Jaciara De Sá Carvalho
    105-121
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44516
  • AUTONOMIA EM TEMPOS DE CAPITALISMO FLEXÍVEL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE PAULO FREIRE

    Anderson José Lisboa Baptista
    122-139
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44060
  • PENSAMENTO FREIREANO EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO

    Moacyr Salles Ramos, Ana Cecília dos Santos Santoro
    140-158
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44076

Artigos

  • BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

    Herbert Gomes da Silva, Maria Elena Infante-Malachias
    159-175
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41637
  • A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

    Alessandra Rodrigues Almeida, Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid
    176-193
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41858
  • MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO PARA A (RE)ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

    Gisele Mendes Amorim, Vanessa Dias Moretti
    194-213
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41860
  • OS DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DE JOVENS E ADULTOS NA ÁREA DE QUÍMICA

    Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo, Carlos Alberto da Silva Júnior, Flávia Rhuana Pereira Sales, Niely Silva de Souza
    214-232
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41928