A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

  • Alessandra Rodrigues Almeida Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUC Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41858

Palavras-chave:

Educação Matemática. Formação de Professores. Narrativas Colaborativas. Grupos Colaborativos

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo que objetivou investigar em que medida a escrita coletiva de narrativas contribui na formação de professores participantes de um grupo colaborativo que estuda a matemática na/para infância. A partir da análise narrativa dos textos colaborativos foi possível observar que, no movimento de escrever, ler e editar textos iniciados por um dos participantes do grupo, auxiliando a composição de uma narrativa de autoria coletiva, cada participante coloca em evidência suas aprendizagens e destaca aspectos relevantes para a própria formação. Essa dinâmica também propicia reflexões sobre a prática docente e a (re)significação dos conteúdos matemáticos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues Almeida, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutoranda em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. 

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUC Campinas

Doutora em Educação. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas,

Downloads

Publicado

2017-06-09

Como Citar

RODRIGUES ALMEIDA, A.; BUENO ANDRADE MEGID, M. A. A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 176–193, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i1.41858. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41858. Acesso em: 17 abr. 2024.