O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44030Palavras-chave:
diálogo, democracia, educação, unidade na diversidadeResumo
O presente trabalho se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica que pretendeu responder a um dos objetivos da dissertação de mestrado “O diálogo em Paulo Freire: uma análise a partir da Pedagogia do oprimido e da Pedagogia da esperança”, referente ao conceito de diálogo na Pedagogia da esperança. Para a sua realização foi utilizada a metodologia de analise de conteúdo que foi elaborada a partir das palavras e trechos que se relacionaram com os radicais dial. e diál. durante toda a obra. O diálogo na Pedagogia da esperança apresenta características que representam o contexto e a vivência do autor na escrita da Pedagogia do Oprimido e da referida obra aqui abordada, definindo-se como a grande transformação do mundo por meio da democracia, da unidade na diversidade, da/o professora/a, da consciência, do aprendizado e do silêncio.
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