A ESCUTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS – UM OLHAR PARA EJA

Autores

  • Sayonara Martins dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Simone Sendin Moreira Guimarães Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44058

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, diálogo, estratégia, saber escutar, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O presente trabalho se configura como recorte de uma pesquisa de mestrado, realizada no curso de licenciatura em Ciências Biológicas – noturno da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa geral teve como objetivo compreender os limites e possibilidades do diálogo como estratégia na formação de professores de biologia para atuar na EJA. Nesse recorte objetivamos contemplar o objetivo específico de acompanhar a realização da disciplina de estágio, observando o diálogo como possibilidade de estratégia, com enfoque na categoria saber escutar. Os dados coletados foram transcritos e analisados a partir da análise textual discursiva. Consideramos que a inserção do diálogo como estratégia na formação inicial permite um afastamento do modelo educacional bancário presente na formação de professores. 

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Biografia do Autor

Sayonara Martins dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (2013)e mestrado em Educação em Ciências e Matemática também pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professora efetiva PII no município de Senador Canedo/GO. Participa do grupo de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências e biologia. Tem experiência na área de Educação, com pesquisas vinculadas a formação de professores, Educação de Jovens e Adultos e Ensino de Ciências na Educação Básica.


 

 

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação (licenciatura) em Biologia pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1998), especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo - USP (2001), mestrado em Educação - Ensino de Ciências pela UNIMEP (2003) e doutorado em Educação Escolar - Formação de Professores pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP (2009). Atualmente é professora Adjunto III do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Coordenadora do Grupos de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências e biologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores e Complexidade, Ensino de Ciências e Biologia; Epistemologia Ambiental.

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Publicado

2017-06-09

Como Citar

MARTINS DOS SANTOS, S.; SENDIN MOREIRA GUIMARÃES, S. A ESCUTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS – UM OLHAR PARA EJA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 038–050, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i1.44058. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44058. Acesso em: 21 dez. 2024.