A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CENÁRIOS DE GLOBALIZAÇÃO: RECORTES DA SITUAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26108Keywords:
Globalização, Pós-Graduação, Produção do conhecimentoAbstract
O artigo analisa o processo de globalização no contexto das inovações tecnológicas e suas repercussões no campo da educação. Discute a centralidade da produção do conhecimento para a competitividade das nações e o papel que a pós-graduação exerce enquanto lócus privilegiado de sua produção. Analisa a expansão desse nível educacional, no Brasil, nas últimas décadas, tomando por base os dados do GeoCapes. Conclui-se que a pós-graduação, nesse contexto de globalização, assume importância fulcral, constituindo-se em um espaço privilegiado e estratégico de formação de pesquisadores que desempenham papel basal na produção de conhecimentos e no desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o Brasil vem ampliando o seu quadro de pesquisadores, o que pode ser constatado pela expansão dos cursos, das matrículas e do número de titulados.Downloads
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