INTERFACES ENTRE A PEDAGOGIA SOVIÉTICA E O DECOLONIALISMO: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83129

Palavras-chave:

Pedagogia Soviética. Decolonialismo. Educação Especial. Pesquisa Bibliográfica.

Resumo

O texto enlaça a pedagogia soviética e o movimento decolonial evidenciando as interfaces, em ambas, no trato para com a educação especial.  Operacionalmente, a pesquisa foi realizada em base bibliográfica, pautada por uma metodologia dialética, adotando o procedimento analítico-reconstrutivo, aplicado sobre um corpus de textos bibliográficos que embasam tanto a Pedagogia Soviética, quanto o movimento decolonial, buscando pontos para discutir a educação especial.  Em seu desenvolvimento, apresenta a caracterização da Pedagogia Soviética ou Pensamento Soviético, apontando representantes intelectuais e diferenciando-a da Pedagogia Socialista Soviética; sumariza o movimento decolonial e posiciona argumentos de ambos, evidenciando emparelhamentos e interfaces em razão da educação especial.  Conclui que há pontos de interface entre ambas as perspectivas apresentadas, sendo que as leituras decoloniais compatibilizadas com a perspectiva da Pedagogia Soviética podem, tempestivamente, auxiliar na tecitura de outras percepções, encaminhamentos e práticas sobre a educação especial.

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Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, rosimaresquinsani@upf.br

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo / UPF.

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-31

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Como Citar

SERENA SIQUEIRA ESQUINSANI, Rosimar. INTERFACES ENTRE A PEDAGOGIA SOVIÉTICA E O DECOLONIALISMO: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 876–889, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.83129. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/83129. Acesso em: 5 dez. 2025.

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